Dispositivo Inovador de medição de Laxidez Articular do Tornozelo e Ombro
Número do projeto
47289
Referência do projeto
Aviso 17/SI/2019 – Projetos de I&DT empresas em copromoção – Atividades de I&D Empresarial
Agência de financiamento
ANI (Agência Nacional de Inovação)
Programa de financiamento
Norte 2020
Financiamento elegível
Total: 1.167.503,60€
Saúde Atlântica – Gestão hospitalar S.A.: 301.265,56 €
Parceiros do consórcio
Universidade do Minho:
• Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (https://3bs.uminho.pt/)
• CMEMS – Centro de Sistemas Micro Electromecânicos (http://www.cmems.uminho.pt/)
Pro2B – CONSULTORIA E GESTÃO DE PROJETOS, LDA
Duração
Data de início: 01-10-2021
Data de fim: 30-06-2023
Quem somos
O projeto DILATO surgiu em 2020 com uma aliança entre a Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence com a Universidade do Minho e a empresa PRO2B. A Universidade do Minho é representada pelos grupos de investigação 3Bs (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) e CMEMS (Centro de Sistemas Micro Electromecânicos).
A equipa de investigação é composta por investigadores, professores universitários e profissionais de saúde, que ao longo dos anos têm estudado o diagnóstico e tratamento de lesões musculosqueléticas. Mais concretamente para o projeto DILATO, a equipa tem vasta experiência no desenho, desenvolvimento, construção e validação de dispositivos médicos para medir a laxidez articular, tendo-o já feito com sucesso para os ligamentos do joelho (Porto Knee Testing Device) e da rótula (Porto Patella Testing Device). Na continuidade desta linha de investigação têm sido desenvolvidos os dispositivos para o ombro (Porto Shoulder Testing Device – PSTD) e para o tornozelo (Porto Ankle Testing Device – PATD) no decorrer do projeto DILATO.
Breve resumo
O diagnóstico da lesão ligamentar é obtido através da história clínica e mecanismo de lesão, como também exame clínico e imagiológico. No entanto, estes testes complementares de diagnóstico, que podem incluir radiografias, tomografia computadorizada (TC) e/ou ressonância magnética (RM), não conseguem medir com precisão a severidade da lesão, carecendo, portanto, de valor preditivo e especificidade para refinar estratégias terapêuticas ou preventivas. Essas limitações são extensas ao exame clínico manual e visual, com maior probabilidade de subjetividade e variabilidade.
Existem vários dispositivos médicos no mercado para medição de laxidez articular, mas que têm incorporados materiais ferromagnéticos, tornando-os inseguros e incompatíveis com dispositivos de RM ou TC, uma vez que interferem no processamento da imagem e representam um risco para a segurança do paciente.
Neste sentido, este projeto pretende desenvolver novos dispositivos que permitam ultrapassar as limitações tecnológicas das soluções atuais disponibilizadas no mercado. Nesta linha, serão desenvolvidos dois dispositivos médicos (compatíveis com a ressonância magnética e tomografia computorizada) para medir a laxidez articular do tornozelo e do ombro. Este exame objetivo permite um diagnóstico mais preciso e fiável de lesões capsuloligamentares destas articulações e assim um tratamento personalizado.
Este projeto apresenta-se de extrema relevância clínica pois configura as informações de que os médicos precisam para um diagnóstico preciso, a fim de evitar, por exemplo, lesões na cartilagem articular, cujo tratamento representa custos subestimados para os serviços nacionais de saúde e tem um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação objetiva, alcançável por meio da tecnologia a ser desenvolvida, ajuda a definir exatamente quem são os pacientes que precisarão de cirurgia e aqueles que requerem apenas tratamento conservador e/ou programas de prevenção.
Objetivos
- Desenvolver dispositivos médicos que aferem compatibilidade com a avaliação imagiológica de ressonância magnética e tomografia computorizada;
- Implementar novas estratégias de avaliação de laxidez ligamentar e diagnóstico de instabilidade do tornozelo e ombro;
- Validar os dispositivos médicos para apoiar a decisão clínica e no planeamento pré-cirúrgico baseado na avaliação objetiva de laxidez;
- Desenvolver dispositivos médicos com reflexão no preço e elevada penetração nos mercados intra e extracomunitários;
- Diminuir os custos de saúde associados a doenças músculo-esqueléticas e melhorar a qualidade de vida da população;
- Prova de conceito, potencial de penetração industrial, análise de risco e identificação de potenciais parceiros e alianças estratégicas.
Divulgação Científica
- Teses
Correia, Tomás Francisco Freitas (2022). Development of a medical device compatible with MRI/CT to measure ankle joint laxity- Universidade do Minho. Braga. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/82418/
- Artigos Científicos
Gomes, E, Andrade R, Valente C, Santos JV, Nunes J, Carvalho Ó, Correlo VM, Silva FS, Oliveira JM, Reis RL, et al. Inconsistency in Shoulder Arthrometers for Measuring Glenohumeral Joint Laxity: A Systematic Review. Bioengineering. 2023; 10(7):799. https://www.mdpi.com/2306-5354/10/7/799/
Disseminação
- Projeto DILATO no XVIII ENEEB – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica
- Projeto DILATO nas VII Jornadas Clínicas Espregueira 2023 – Reabilitação e Saúde
- Innovative Devices to Measure Shoulder and Ankle Joint Laxity – DILATO project Achievements
- Projeto DILATO no 14th Biennial ISAKOS Congress 2023
Material Educativo
- Porto Ankle Testing Device (PATD):
https://clinicaespregueira.com/wp-content/uploads/2023/10/Material-educacional-PATD.pdf - Porto Shoulder Testing Device (PSTD):
https://clinicaespregueira.com/wp-content/uploads/2023/10/Material-educacional-PSTD.pdf