95 anos a caminhar para o futuro

O nosso contributo para os cuidados médicos nasce há noventa e cinco anos.

Em 1926, João de Espregueira-Mendes (meu avô) regressa do Instituto Ortopédico Rizzoli (pertencente à Universidade de Bolonha, em Itália), dirigido então pelo famoso Vittorio Putti, decidido a consagrar-se a esta, então inovadora, especialidade médica: a Ortopedia. O seu entusiasmo por este novo ramo da medicina concretiza-se, de imediato, no agora Hospital Geral de Santo António, na sua cidade, o Porto, facultando, pela primeira vez, o internamento e tratamento especializado a doentes ortopédicos. Posteriormente, nas décadas de 70 e 80, o seu filho (João Manuel Espregueira-Mendes, meu pai) continuará o seu legado, contribuindo, de forma decisiva, para esta especialidade: doutrinando pela e para a competência e inovando na área da traumatologia desportiva, acrescentando assim incontestável visibilidade e prestigio ao grupo que assim se desenvolvia.

Comigo, acredito alinhar-se o esforço de três gerações consecutivas dedicadas ao indivíduo e à saúde do sistema locomotor. Foi um caminho trilhado com muito esforço e suor, mas, perante as dificuldades, a ética foi sempre o nosso norte.

Este percurso de mais de nove décadas resulta, sobretudo, da vontade partilhada de fazer bem. De fazer por bem. Sensibilidade à qual se aliaram modos e práticas consistentes e realistas, adequados aos desafios e às possibilidades vividas por cada geração, permitindo avançar, inovar, com eficácia e rigor. A este devir juntaram-se, ao longo dos anos, centenas de especialistas de excelência, profissional e humana, de que muito nos orgulhamos.

Passo a passo, pé ante pé, com coerência e solidez, este edifício foi crescendo assim, apoiado no trabalho de todos, na sua autonomia responsável e no estímulo conjunto de inovar, conduzindo ao desabrochar do talento de muitos. O conhecimento e a técnica progridem, mas os valores mantêm-se. A nossa tradição é a integridade e a competência. A esta equipa se exorta o mesmo fervor nesta missão dupla: na prestação de serviços de saúde centrados no indivíduo e na sua dignidade enquanto doente e no aprimorar da prática clínica, apoiada na aprendizagem permanente e na investigação. Esta dedicação conferiu-nos as acreditações FIFA (Federação Internacional de Futebol), ESSKA (Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia), ISAKOS (Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Desportiva) e ICRS (Sociedade Internacional de Reparação da Cartilagem).

Servimos pessoas. As do Porto, de Portugal, de Espanha e, hoje, também as que nos chegam de todo o mundo. Mas a cidade que nos viu crescer e nos inspirou não se afastou dos nossos pensamentos e afetos. A ela dedicamos a “Porto GUT” (técnica inovadora no tratamento de lesões da cartilagem), a «Porto Plate» (placa cirúrgica para o alinhamento dos membros inferiores), o “Porto Knee Testing Device» (suporte de diagnóstico de lesões ligamentares do joelho), o “Porto-Patella Testing Device» (instrumento para avaliar o alinhamento da rótula) e o “Porto Ankle Testing Device” (instrumento para medir a laxidez da articulação do tornozelo). Com muito gosto, patrocinamos ainda o Espaço João Espregueira-Mendes, no Museu do Estádio do Dragão, dedicado a exposições de arte e cultura, o Lar Luísa Canavarro – antigo Abrigo Maternal João de Espregueira-Mendes e, na ESSKA, o “Porto Award”, que premeia a inovação científica na área da artroscopia.

Hoje passeamos de mãos dadas com a cidade do Porto a olhar para todo o território nacional.

A nossa nova marca – Clínica Espregueira FIFA Medical Centre of Excellence – dará continuidade ao projeto original, que nasceu na cidade do Porto, com a Clínica do Dragão, e que pretende agora expandir-se para o resto do País e também para Espanha.

Esta vontade de expansão encontrou sintonia na parceria com a Growth Partners Capital e como Grupo Unilabs, perspetivando a abertura de novas clínicas já em 2022, dedicadas à prestação de cuidados de saúde especializados no sistema locomotor, projetando a marca portuguesa em toda a Península Ibérica.

É nosso propósito a criação de um prestigiado e competente universo de clínicas temáticas que dê resposta aos cada vez mais numerosos e incapacitantes problemas articulares, com enfoque nas lesões de desgaste articular, desportivas e na medicina regenerativa. Com entusiasmo, passaremos, nos próximos anos, de 180 para mais de 600 colaboradores, com presença em cerca de 40 cidades.

Nas cidades do interior, apostaremos na medicina de proximidade, com um conceito inovador de clínicas móveis munidas de salas de consulta e gabinete para tratamentos diferenciados em medicina regenerativa. Estas unidades também disponibilizarão consulta simultânea de médicos em presença física com especialistas de reputação internacional online.

Orgulhamo-nos do nosso contributo presente e passado, ansiando celebrar um século de diligência ao doente ortopédico. Pela confiança depositada em nós, a todos a nossa profunda gratidão.