Otite média é um processo inflamatório/infecioso do ouvido médio e mastoide, normalmente consequente a uma infeção respiratória, já que há uma continuidade anatómica e funcional entre a nasofaringe e o ouvido médio através da trompa de Eustáquio. Poderá haver uma efusão a preencher a caixa do tímpano e mastoide e em situações mais complicadas a infeção pode levar a perfuração timpânica e à saída de pús para o canal auditivo externo, podendo passar a otite média crónica.

Considera-se que há uma otite média aguda quando os sintomas surgem de forma abrupta, normalmente com a dor e a febre.

 

Quais as causas mais frequentes da otite média?

  • Infeção respiratória
  • Obstrução nasal, causada pelo aumento de volume das amígdalas e adenoides
  • Infeção bacteriana ou viral

 

Sintomas

O sintoma mais comum da otite média é a diminuição da audição, para além da dor mais ou menos intensa, conforme a situação é mais aguda ou crónica. Em alguns casos, a otite média pode originar febre, dores de cabeça, irritabilidade e dificuldade em dormir.
A respeito dos sintomas em crianças, estes manifestam-se na diminuição do apetite, choro excessivo ou agitação e “toques” nas orelhas.
Se não for tratada, a otite média pode levar a complicações como perda auditiva, rutura do tímpano ou infeção crónica.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito numa consulta de otorrinolaringologia através da observação do doente e confirmado com exames audiotimpanométricos.

 

Tratamento

O tratamento da otite média está dependente da forma de apresentação, mas baseia-se na administração de antibióticos (orais e tópicos), antinflamatórios, analgésicos, corticoides orais e nasais, descongestionantes nasais, etc., tudo dependendo da sintomatologia do doente.
Quando o tratamento médico não resulta, torna-se necessário intervir cirurgicamente, habitualmente com grande percentagem de sucesso.

 

Prevenção

A prevenção deve ser feita sempre que existem sinais e sintomas de obstrução nasal, infeções respiratórias e otites recorrentes, ou perda de audição.
O tratamento de quaisquer condições subjacentes, como alergias ou sinusite crónica, pode ajudar a prevenir a ocorrência da otite média.

 

Quando devo marcar consulta com um especialista?

Deve marcar consulta em face da suspeita de:

  • Diminuição da audição
  • Obstrução respiratória
  • Alteração do sono
  • Dores de ouvidos
  • Infeções frequentes