A pressão arterial elevada, designada “hipertensão arterial” é a situação clínica mais frequente na maior parte das sociedades e causa importante de mortalidade e morbilidade. Em Portugal a hipertensão arterial (HTA) atinge cerca de 40% das pessoas e é o fator de risco mais importante para o aparecimento de acidente vascular cerebral (AVC), o qual constitui a principal causa de morte no nosso país. Atualmente considera-se que a pressão arterial ideal é a que tem valores inferiores a 120/80 mmHg; valores superiores a 130/85 são já valores altos e HTA é definida como valores superiores ou iguais a 140/90 mmHg.

A hipertensão arterial caracteriza-se por se apresentar sem sintomas. Só a medição da pressão arterial permite fazer o diagnóstico. Quando surgem sintomas, é porque há já atingimento de outros órgãos: o coração, o cérebro, os rins, as artérias, entre outros. Daí a importância da medição, pelo menos anual da pressão arterial para que o seu diagnóstico e tratamento sejam feitos o mais precocemente possível. Quando há uma história familiar de HTA, maior é o risco de desenvolver HTA.

Causas

Em 95% dos casos não se descobre uma causa específica, mas sabemos que certas situações ou estilos de vida favorecem o aparecimento:

• Excessivo consumo de sal: o consumo de sal entre nós é muito elevado, e um dos mais elevados da União Europeia, ingerimos diariamente mais do dobro aconselhado pela Organização Mundial de Saúde
  • Excesso de peso/Obesidade: atinge cerca de 60% dos portugueses
  • Falta de exercício físico: os portugueses estão no grupo dos que fazem menos exercício físico regular na União Europeia
  • Outras causas: doença renal, doença endócrina, genética

Consequências da HTA, não controlada

• AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  • Enfarte do miocárdio
  • Claudicação intermitente e outras doenças vasculares
  • Insuficiência renal
  • Insuficiência cardíaca