|
LESÕES DA CARTILAGEM

Lesões Da Cartilagem

A cartilagem articular é um tecido complexo, capaz de suportar forças de stress durante muitos ciclos, mas não tem capacidade de cura, mesmo depois de uma pequena lesão. A saúde e funcionamento de uma articulação depende da viabilidade da cartilagem.
Sem cartilagem articular ou com desgaste elevado, ocorrerá artrose um processo degenerativo articular doloroso e limitativo.

As lesões da cartilagem articular tem-se tornado cada vez mais frequente devido à agressividade das atividades desportivas e comportamentais.
O diagnóstico clínico dessas lesões é complexo.
As lesões degenerativas (artrose) são fisiológicas, sendo estas classificadas conforme o grau de evolução.

As lesões osteocondrais do joelho afectam toda a espessura da cartilagem e são geralmente de origem traumática, podendo ocorrer isoladamente ou em conjunto com lesões ligamentares ou meniscais.

O quadro clínico pode apresentar dor e derrame articular de repetição.
Em lesões agudas pode originar derrame articular e grande impotência funcional. O aumento do tamanho das lesões na superfície articular costumam intensificar os sintomas.

O diagnóstico definitivo geralmente é feito por ressonância magnética, apesar da história e exame físico darem indícios do diagnóstico.

As recomendações terapêuticas para lesões da cartilagem articular e para a artrose resultante incluem tratamento cirúrgico e tratamento não-cirúrgico.

A Clínica Espregueira recorre a tratamentos biológicos de ultima geração tais como a viscossuplementação e o plasma rico em plaquetas. Colocamos ao seu dispor diversas opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da artrose.

Ao longo dos anos publicamos artigos científicos internacionais utilizando técnicas inovadoras minimamente invasivas tais como o enxerto de cartilagem “GUT”, um enxerto de cartilagem inventado pela Clínica Espregueira com riscos de morbilidade praticamente nulos e com elevada taxa de sucesso na reparação cirúrgica das lesões osteoarticulares.

-- Unidade da Anca --
-- Unidade da Coluna --
-- Unidade de Avaliação Médica e Dano Corporal --
-- Unidade do Cotovelo --
-- Unidade do Joelho --
-- Unidade do Músculo e Tendão --
-- Unidade do Ombro --
-- Unidade do Pé --
-- Unidade do Punho e Mão --
-- Unidade do Tornozelo --