A Medicina Estética é a área médica que se dedica aos cuidados de saúde com enfoque estético, especialmente dirigida a quem pretende melhorar a sua aparência ou retardar o envelhecimento.
Recorre a técnicas e tratamentos minimamente invasivos (não cirúrgicos) sem necessidade de tempo prolongado de recuperação ou internamento.
Atua no tratamento e prevenção de condições como: sinais de envelhecimento da pele, rugas, flacidez, cicatrizes, manchas, estrias, suor excessivo, gordura localizada, alopecia, hiperidrose, entre outras.
Antes de qualquer tratamento é recomendada a realização de uma Consulta de Avaliação onde é estabelecido o plano de tratamento mais adequado e fornecido um aconselhamento individualizado.
Na Clínica Espregueira recorremos apenas a produtos devidamente certificados e de uso exclusivamente médico.
1. Toxina Botulínica (“Botox”):
Tratamento de eleição para rugas dinâmicas ou de expressão. Realiza-se através de pequenas injeções superficiais com uma agulha muito fina, o que o torna praticamente indolor.
Principais aplicações no rosto:
– Rugas frontais (linhas horizontais da testa)
– Rugas da glabela (entre sobrancelhas)
– Rugas do contorno dos olhos (“pés de galinha”)
– Rugas do nariz (bunny lines)
– Elevação da sobrancelha
– Sorriso gengival
– Bandas do pescoço (bandas platismais)
– Bruxismo e afilamento do rosto
– Queixo tipo “casca de laranja”
Ao fim de 48 horas confere um aspeto iluminado e rejuvenescido com resultados muito naturais. Tem uma duração média de 4 a 6 meses mas com a repetição do tratamento os resultados são mais duradouros.
2. Ácido hialurónico:
O ácido hialurónico é um componente natural da nossa pele e é maioritariamente utilizado para preenchimento de rugas/sulcos, correção de assimetrias e contornos faciais, hidratação profunda, correção de olheiras, modelação de lábios e do perfil nasal.
Principais aplicações:
Preenchimento de sulcos e rugas:
– Sulcos nasogenianos (linhas do sorriso)
– Linhas de marionete (linhas do queixo)
– Sulco naso-jugal (olheira)
– Rugas finas (código de barras, linhas do pescoço)
– Preenchimento ou atenuação de rugas dinâmicas que já sofreram quebra da pele
Lábios:
– Hidratação
– Melhoria do contorno (perfilado, redefinição do filtro e do arco cupido)
– Volumização
Redefinição de volumes e contornos faciais:
– Região temporal
– Região malar ou “maças do rosto”
– Contorno mandibular
– Projeção do mento (queixo)
Rinomodelação (nariz)
– Melhoria do perfil do nariz
– Elevação da ponto do nariz
– Correção de assimetrias
– Correção de “bossa nasal”
A aplicação é realizada com agulha ou cânula, sendo muito bem tolerado sob anestesia local ou tópica. O resultado é habitualmente imediato e pode ter uma duração entre 6, 8 ou 12 meses conforme o produto aplicado e a região tratada.
3. Bioestimuladores:
Os bioestimuladores (ex: Radiesse/Sculptra) induzem a produção de colagénio com efeito refirmante, sendo o tratamento de eleição na flacidez. Têm ainda capacidade de preenchimento, permitindo recuperar volumes, redefinir contornos e corrigir assimetrias. Os resultados são naturais e progressivos, atingindo o seu efeito máximo às 6 semanas.
Os efeitos mantêm-se por 12-15 meses, variando em função do produto, da região tratada e das características do paciente.
4. Peeling:
Tratamento de renovação das camadas da pele e de uniformização da tez. Pode ser superficial, intermédio ou profundo, dependendo da profundidade que se pretende atingir e do efeito desejado.
Principais indicações/objetivos:
– Iluminar e homogeneizar a tez
– Atenuação de rugas finas
– Controlo de oleosidade e do aspeto “poros abertos”
– Tratamento de acne
– Tratamento de hiperpigmentações (manchas, melasma)
– Preparação da pele para outros tratamentos médico-estéticos
– Prevenção do envelhecimento cutâneo (estímulo de produção de colagénio e elastina)
É um excelente tratamento para iniciação ou manutenção da qualidade da pele. É um tratamento completamente indolor. Dependendo da profundidade do peeling pode ou não necessitar de período de recuperação.
5. Polirevitalização Facial (com vitaminas, colagénios, ácido hialurónico):
Tratamento de eleição para revitalizar a pele que demonstre sinais de fadiga (“rosto cansado”), stress e falta de vitalidade.
Através de microinjeções praticamente indolores permite fornecer às camadas mais profundas da pele um conjunto de substâncias (aminoácidos, oligoelementos, ácido hialurónico e/ou colagénio) para sua revitalização. O resultado é uma pele mais luminosa, hidratada e saudável. Habitualmente recomendam-se 5 sessões com espaçamento entre 1 a 2 semanas, podendo posteriormente realizar uma manutenção mais espaçada.
6. Skinbooster:
Tratamento realizado com um ácido hialurónico específico e muito suave, indicado para hidratação profunda e melhoria da textura da pele. Permite atenuar e prevenir sinais de envelhecimento da pele como rugas finas e pequenas irregularidades, sem criar volume ou alterar os contornos do rosto. Realiza-se através de microinjeções na derme, sendo praticamente indolor.
Estão recomendados 3 tratamentos (1x/mês) com uma manutenção anual.
7. Mesoterapia Corporal:
Consiste na administração subdérmica ou intradérmica de um conjunto de substâncias que alteram o metabolismo local. Indicado para: celulite, estrias, flacidez, gordura localizada e retenção de líquidos/edemas.
Trata-se de um tratamento praticamente indolor. Pode gerar pequenos hematomas que desaparecem em poucos dias.
Para obtenção de resultados deve ser respeitado o plano de tratamento. Está recomendado um mínimo 6 sessões com espaçamento de 1 a 2 semanas entre sessões, seguidas de uma fase de manutenção.
Os resultados poderão ser potenciados por outros tratamentos complementares (ex.: drenagem linfática, radiofrequência, acompanhamento nutricional).
8.PRP:
A aplicação de PRP (ou Plasma Rico em Plaquetas) é um procedimento não invasivo em que uma pequena quantidade de sangue é colhida do antebraço (colheita semelhante a uma análise). Esta amostra de sangue é sujeita a centrifugação de forma a obter o plasma rico em plaquetas. Este material, com elevada concentração de fatores de crescimento, é então aplicado através de microinjeções ou microneedling na pele.
Pode ser utilizado para melhoria da textura, luminosidade e qualidade da pele, bem como para tratamento de rugas finas, cicatrizes, estrias ou flacidez. Pode também se utilizado a nível capilar para estimular o crescimento do cabelo, complementando outros tratamentos na alopecia. Recomendam-se habitualmente 4 sessões com periocidade mensal.
9. Microneedling:
O microneedling é realizado com recurso a um instrumento com microagulhas que vão deslizar sobre a pele, criando milhões de canais fracionados verticais finos que possibilitam a absorção transdérmica de princípios ativos como vitaminas, fatores de crescimento ou ácido hialurónico. Para além da absorção destes elementos, a passagem da Dermapen4® (até 104% mais rápido do que outros dispositivos de microagulhamento) desencadeia um processo natural de reparação com aumento produção de colagénio e elastina, melhorando visivelmente uma ampla gama de problemas de pele, tais como: rugas, poros dilatados, cicatrizes, estrias, acne, entre outros. Permite ainda a aplicação local no couro cabeludo de fármacos ou PRP no tratamento da alopecia.
A tecnologia Dermapen4® tem benefícios significativos em relação aos tratamentos de derma-rolling ou mesmo alguns lasers fracionados, devido ao trauma mínimo na pele do paciente.
Habitualmente são recomendadas 3 a 4 sessões com espaçamento entre elas mensal, com posterior manutenção.